A APCD Regional de Indaiatuba apresentou no último dia 28 de setembro, em sua sede social, a palestra "Odontologia na Medicina do Sono" com a Dra. Lílian Juhasz. O tema abordou os distúrbios associados ao sono que afetam grande parte da população, interferindo significativamente na qualidade de vida daqueles que sofrem deste problema de saúde.
A integração da medicina do sono com a odontologia se dá, especialmente, no tratamento da Apneia obstrutiva do sono e do ronco. Com a ajuda de aparelhos específicos e de técnicas atualizadas, o cirurgião-dentista propicia ao paciente um melhor controle do sono, permitindo a oxigenação cerebral adequada e o descanso necessário para as tarefas diárias.
Além da indisposição durante o dia, da irritabilidade e do mal-estar em geral, estudos recentes têm apontado que os distúrbios do sono podem contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral.
Para se ter uma boa noite de sono, alguns cuidados importantes podem ser tomados como:
Não usar a cama para planejar as atividades do dia seguinte;
Não ler, usar o celular ou assistir TV;
Ter regularidade com o horário de se deitar e se levantar;
Evitar bebidas alcoólicas ou cafeinadas;
Não se alimentar no horário muito próximo de dormir;
Não realizar exercícios físicos intensos pouco antes de se deitar.
Vale lembrar que a principal manifestação dos problemas relacionados ao sono é a sonolência exagerada e o cansaço excessivo durante o dia, servindo de alerta para a procura de atendimento profissional especializado.